quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fênix

Fenômeno: [do gr. phainómenon, pelo lat. tard. phaenomenon.] Substantivo masculino.
1.Fato, aspecto ou ocorrência passível de observação.
2.Fato de interesse científico, suscetível de descrição ou explicação:
3.Pessoa que se distingue por algum talento extraordinário.
4.Pessoa, animal ou objeto excepcional por alguma particularidade; prodígio.

 Não existe termo melhor para definir Ronaldo do que FENÔMENO!  Será que alguém discorda?
 O cara passou por várias cirurgias no joelho, engordou horrores, foi do céu ao inferno em menos de um ano... De "melhor jogador do mundo" a "gordo comedor de travestis". Sua vida particular sempre esteve na mídia, sendo escancarada para o mundo. Hora estava nas graças do povo, hora estava na boca do povo.
 Seu nome foi comparado aos dos melhores do futebol mundial desde quando apareceu no Cruzeiro e tinha apenas 17 anos; foi contratado por um time europeu (o PSV); na Copa de 94 era considerado a maior promessa do futebol brasileiro;  foi pro Barça e depois pra Inter; em 97 ganhou o apelido de "Fenômeno" por ser artilheiro em todos os clubes por onde passou; em 98, era a principal estrela da seleção, foi "responsabilizado" pela derrota na final contra a França de Zidane; teve uma queda de rendimento entre 99 e 2001, fez cirurgia, engordou, e, mesmo assim, o Felipão apostou nele na Copa de 2002  (foi então que se igualou ao Pelé em número de gols nas copas); mais uma vez foi considerado o melhor jogador do mundo; foi pro Real Madrid (o "galático"); teve mais uma queda de rendimento, com diversas contusões, engordou muito e, mesmo assim, em 2006 tornou-se o maior artilheiro de todas as copas, com 15 gols; foi pro Milan, fez tratamento pra tireóide, emagreceu, mas em 13 de fevereiro de 2008, um infeliz acontecimento fez o mundo achar que era chegada a hora de sua aposentadoria...  Num cebeceio, acabou rompendo totalmente o ligamento do joelho esquerdo.  Com toda essa tragédia, rompeu o contrato com time europeu e voltou pro Brasil.
 Após se recuperar da cirurgia, no alto (ou largo) dos seus 100kg, em dezembro de 2008 foi contratado pelo Corinthians. Desde o primeiro instante, sua contratação foi ligada a uma possível "jogada de marketing" até mesmo por torcedores do próprio time. Vinculado ao clube, passou a ter todos os tipos de tratamento para emagrecer, tratamentos fisioterapeuticos e físicos para voltar à forma. Apesar de ainda estar acima do peso, estreou em março de 2009, contra o fraco Itumbiara.
 Eis que, como uma Fênix ressurgida das cinzas, Ronaldo cai nas graças da torcida alvi-negra ao marcar um gol (de cabeça) contra o Palmeiras.  Depois disso foi um gol atrás do outro, fazendo pelo menos um gol por jogo disputado. Até que, para coroar sua volta ao futebol, fez um golaço no primeiro jogo da final do campeonato paulista contra o Santos.
 Não tiro aqui a importância dele estar no Corinthians, nem de todo o esforço que eles vêm fazendo para recuperar completamente o Ronaldo. Claro que, se ele estivesse jogando no J.Malucelli, o gol não teria a mesma dimensão, assim como se fosse um gol contra o Ipatinga (ou seja, o Santos também tem seu papel nessa história...). Mas os méritos são todos dele! Ronaldo é o maior jogador da atualidade, nenhum jogador jamais passou por tudo isso e voltou pra recomeçar sua história. E tem mais uma coisa na qual ele é ótimo: os escândalos e as críticas dão sempre uma força maior pra ele estar cada dia melhor. Sua vida fora dos campos não interessa a ninguém e não influencia negativamente no seu desempenho.  A resposta dele vem sempre com a bola no pé, com a finalização de uma risada descarada que estampa o seu rosto a cada jogada maravilhosa. Como se ironizasse: "O que foi que vocês disseram???"
 O homem está aí! E vai permanecer por muito tempo! Para a alegria geral da nação futebolística! Parabéns, Ronaldo!

Algumas considerações finais:
1) Minha admiração se resume ao JOGADOR e não ao TIME do Corinthians (quem não quer Ronaldo no seu time?)
2) Tenho certeza que o Corinthians vai ganhar o campeonato paulista! Ele sempre é um "prêmio de consolação" , e a Galinhada precisa esquecer que seu último título foi na série B...
3) O maravilhoso gol de Cleiton Xavier, ontem, que classificou o Palmeiras para as 8as de final da Libertadores, foi o melhor presente que eu ganhei esta semana. Foi o "gol de Ronaldo", que o próprio não fez contra o Atlético Paranaense...



2 comentários:

Ginaldsman disse...

Mari
Gostei muito da sua narrativa sobre a vida do Ronaldo, mas o maior feito dele ainda está por vir. Aguarde...
Só uma observação sobre tudo isso.
O Ronaldo é foda sozinho. Corinthians não precisa de nada para ser tão amado por mais de 30 milhões de torcedores.
A soma de Ronaldo mais Corithians é uma bomba atômica (A fórmula só seria desse jeito com os dois ingredientes.
O gol do Cleiton foi lindo mesmo e o Ronaldo deixará sua marca aqui no Pacaembu, pode esperar.
Beijos

Anônimo disse...

Falar bem do Ronaldo tornou-se redundante. Mas eu tenho orgulho de tê-lo no meu time.

Ali